Jogador do Rio Preto denuncia ter sido vítima de ofensas homofóbicas por torcida organizada de adversário
Caso teria ocorrido no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP), na tarde de sábado (24), em jogo das categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Paulista contra o América-SP. Um jogador do Rio Preto Esporte Clube, de 15 anos, denunciou à polícia ter sido vítima de ofensas homofóbicas pela torcida organizada do América Futebol Clube durante jogo entre as duas equipes na tarde de sábado (24), em São José do Rio Preto (SP), pelo Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o boletim de ocorrência, o adolescente disse à polícia que estava em campo na partida contra o América, no Estádio Benedito Teixeira, quando ouviu ofensas como “bicha” e “viado”, além de ameças como “vou te pegar lá fora”.
O pai do menino, que também esteve na delegacia, informou que não é a primeira vez que ocorrem situações como estas. Em nota, o América informou que não reconhece ofensas homofóbicas contra os atletas do Rio Preto, durante o jogo. Leia na íntegra abaixo.
A ocorrência foi registrada como preconceito de raça ou de cor e ameaça.
Leia na íntegra a nota divulgada pelo América sobre o caso:
"O América Futebol Clube vem a público afirmar que não reconhece a ocorrência de ofensas homofóbicas contra quaisquer atletas do Rio Preto EC durante os jogos das categorias Sub-15 e Sub-17, realizados no dia 24 de maio de 2025, no Estádio Benedito Teixeira.
Manifestamos o mais veemente repúdio a todo e qualquer ato discriminatório, seja ele de natureza homofóbica, racista ou de qualquer outra índole. Defendemos irrestritamente o respeito, a inclusão e a igualdade em todos os ambientes, especialmente no esporte, que deve ser um palco de congregação e celebração.
A recepção no Estádio Teixeirão foi pautada pela mais alta cordialidade e segurança. Torcedores de ambas as equipes foram acolhidos de forma respeitosa e harmoniosa. O derby transcorreu em um clima de festa e confraternização, com a presença maciça de famílias, crianças e mulheres, o que demonstra a capacidade do futebol de unir as pessoas em um espetáculo pacífico.
Lamentamos a falta de destaque na imprensa sobre as partidas e principalmente a conduta agressiva e violenta que alguns jogadores do Rio Preto EC demonstraram para com nossos atletas, especialmente na categoria Sub-17 que resultaram em duas expulsões de seus atletas.
O América Futebol Clube orgulha-se de ter proporcionado um belo espetáculo em campo, culminando em duas goleadas (4x1 e 4x2) que refletem o empenho e a dedicação de nossos atletas e comissão técnica. Continuaremos trabalhando incansavelmente para promover um ambiente esportivo saudável, livre de qualquer forma de preconceito e violência, dentro e fora dos gramados."
Confira os destaques do g1
g1 em 1 minuto: homem rouba caminhonete em Avaré com uma mulher dentro
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEMFONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2025/05/25/jogador-do-rio-preto-denuncia-ter-sido-vitima-de-ofensas-homofobicas-por-torcida-organizada-de-adversario.ghtml